• Azedos Design

Qual é a diferença entre branding e rebranding?

As palavras branding e rebranding já fazem parte do dicionário de design e do marketing há um bom tempo. Porém, nos últimos tempos, esses termos têm estado em alta com grandes marcas apresentando ao mercado projetos de rebranding.


Mas afinal, você sabe quais são as diferenças entre branding e rebranding? Vem que a gente vai te contar!


O que é branding?

Branding é um conjunto de conceitos e elementos que tem como principal objetivo consolidar uma marca no mercado. Ou seja, o branding está relacionado a tudo o que remete à identidade e personalidade de uma marca, o que contempla, por exemplo:


  • Paleta de cores

  • Fontes

  • Regras e padrões de aplicações de logotipo

  • Fotografia

  • Sons

  • Liguagem utilizada

  • Missão, visão e valores

  • Cultura corporativa

  • Todo e qualquer elemento visual (ou não) que possam ser percebidos pelos sentidos humanos.


O branding promove a transmissão dos valores, ideais e aspectos da marca, gerando, assim, identificação com o seu público. Quer um exemplo? Mc Donalds.

Em qualquer lugar do mundo, se você encontrar os arcos dourados, as cores vermelho e amarelo ou ouvir o slogan “amo muito tudo isso” lembrará da marca.



O que é rebranding?

Com certeza, você já se deparou por aí com uma marca mudando completamente sua identidade visual ou lançando um novo posicionamento de marca, não é mesmo? Isso é o que chamamos de rebranding.


O rebranding, por sua vez, é um processo de reformulação dos elementos de identificação da marca e acontece quando a empresa passa por alguma transformação significativa onde estes elementos não condizem mais com a essência e conceito que deseja transmitir para o seu público.


Apesar de muitas pessoas acreditarem que o rebranding se trata apenas da mudança de logotipo ou identidade visual da marca, isso não é uma regra.


A mudança pode ser drástica ou suave e estar relacionada ou não ao seu logotipo. O rebranding pode ser feito sempre que uma marca desejar mudar seu posicionamento ou rumos de negócio e pode ser motivado por uma crise, mudança de postura, modernização da marca, etc.


Branding X Rebranding: quais são as diferenças?

A principal diferença entre branding e rebranding é quando cada um deles acontece.


O branding trata-se da criação de uma marca, ou seja, acontece no seu início da construção da identidade e posicionamento da marca.


Já o rebranding, acontece quando o branding já existe e há o desejo e/ou necessidade de reformulá-lo e mudar a rota que a marca está seguindo.


E aí, agora ficou fácil de entender a diferença entre esses termos? Seja para criar a sua marca do zero ou fazer uma mudança, conte com a Azedos em todas as etapas da sua marca.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo