• bela677

Precisamos falar sobre identidade, ou a falta dela…

A cada ano que passa, nos deparamos com diversos estudos de tendências. São cores do ano, materiais do ano, estilos do ano e assim por diante.

As tendências existem para ditar um consumo de uma certa estética que está por vir, mas nos últimos anos eu vejo uma grande construção de tendências dentro das nossas vidas.

Não são mais apenas modas de roupas e cores que vem e vão, pelo advento da internet elas atingiram outro nível. A necessidade de estar dentro do hype está cada dia mais dentro de nossas cabeças.

Nós como designers analisamos as tendências e percebemos instagram's iguais, casas iguais, stories iguais, fotos iguais, plantas iguais. A necessidade de ser tão diferente e único é tão grande, que ta todo mundo igual na diferença. Da pra entender?

Desde o princípio dos tempos nós gostamos de pertencer a uma tribo. Isso diz sobre quem somos e valores que compartilhamos. Com a internet, estamos todos na mesma tribo e fazemos de tudo pra participar e hitar dentro dela.

Mas estamos perdendo nossa identidade, aquilo que nos torna únicos e, de certa maneira, nos diferencia e cria a diversidade que tanto amamos e exigimos no mundo.

Então, ao invés de aderir certa moda ou estética, porque você não vai atrás da tua identidade, entenda quem você é como pessoa e também como negócio, busque criar para si e não para um público.

Nós designers temos a OBRIGAÇÃO de esvaziar a nossa cabeça de vez em quando e abrir ela pra outras cores, outras culturas, outros estilos, pessoas…

Precisamos de empatia para criar, precisamos entrar no mundo do nosso cliente e entender a cultura dele, a vida dele, sua trajetória para transparecer isso na marca. Então meu filho, não é fazendo a mesma coisa que 200 designers fazem que você vai aprovar teu projeto de primeira. Tendências podem servir pra redes sociais, mas Design é algo que vai muito além disso.

Utilizemos elas como ferramenta, e não como uma estética absoluta que tem que ser seguida. Criamos marcas para durarem anos e não Hypes.


Valeu!


Bela Pedroso — Girl Boss na Azedos Design

© 2023 por Azedos Design